Tenha um RH Estratégico com estas 8 dicas

Tenha um RH Estratégico com estas 8 dicas

A gestão estratégica de RH passou a fazer parte do cotidiano de muitas empresas, que enxergam na competência e no engajamento de seus profissionais, o verdadeiro diferencial competitivo, diante de um mercado dinâmico e exigente. Práticas orientadas a atração e retenção de talentos, ao desenvolvimento dos colaboradores, ao aumento dos índices de motivação e a formação de equipes de alto desempenho, são fundamentais para o sucesso de qualquer operação. Entretanto, todas essas ações precisam estar em sintonia com as necessidades reais da empresa e por isso, cabe ao RH, conhecer profundamente o negócio e todas as variáveis que o cercam.

O primeiro passo para a construção de um RH estratégico é conhecer o negócio e a conjuntura na qual a empresa está inserida, ou seja, entender o mercado, os fatores econômicos, as tendências e a concorrência. No conteúdo de hoje, separamos 8 dicas que vão te ajudar:

Avalie os recursos disponíveis
É necessário avaliar todos os recursos disponíveis, sejam eles técnicos, financeiros ou humanos. A partir daí elaboramos um planejamento embasado em possibilidades concretas. Onde as metas serão possíveis de serem alcançadas e consequentemente os projetos conseguirão atingir os resultados desejados.


Defina prioridades
Uma das tarefas mais importantes do RH estratégico, é a definição de prioridades. Neste momento, é essencial coletar e analisar todas as demandas, necessidades e urgências da empresa, garantindo assim, uma distribuição correta dos recursos já avaliados.


Mantenha a proximidade com a equipe
Conhecer cada membro da equipe, suas habilidades, ambições, preferências e limitações, é essencial para se manter um RH verdadeiramente estratégico. Só assim é possível preparar um plano de desenvolvimento individual, para aprimorar as características mais importantes do negócio, através de uma gestão por competências. Essa prática favorece a delegação, baseada no know-how e no desempenho dos profissionais. Além disso, essas informações permitem a definição de papéis dentro dos times, a identificação de talentos e de novas lideranças, e a construção de um plano de sucessão para a empresa.


Planeje a capacitação
É neste momento que o RH estratégico idealiza programas eficientes de treinamento e capacitação dos colaboradores e líderes. Considerando as necessidades da empresa, conhecimentos técnicos, administrativos e gerenciais, além das competências comportamentais de seus colaboradores. É fundamental apostar em ações constantes e não apenas momentâneas, para que o conteúdo aprendido, possa ser absorvido e aplicado no dia a dia.


Fortaleça a adaptabilidade e a flexibilidade
É necessário estar pronto para administrar as mudanças exigidas pelo mercado. Sejam elas decorrentes do surgimento de novos nichos, alterações na legislação, chegada de novas tecnologias ou variações no comportamento dos clientes. O RH estratégico deve fortalecer a capacidade de adaptação e a flexibilidade das equipes e dos processos.


Promova a integração do RH com toda a empresa
O ideal é fortalecer os canais de comunicação, criar equipes multifuncionais para desenvolvimento de projetos, organizar eventos em diferentes setores e apoiar a convivência e troca de experiências entre os profissionais.A gestão estratégica deve promover essa integração do RH a restante da empresa.


Implemente soluções tecnológicas
A implementação de soluções tecnológicas, é extremamente importante. Já que o RH estratégico armazena informações e documentos, na preparação de relatórios, acompanhamento de indicadores, processo de recrutamento e seleção, definição de promoções internas e na elaboração do plano de desenvolvimento dos talentos. O uso desses sistemas, automatizam muitas atividades operacionais, facilitando inclusive o trabalho dos recrutadores, ao oferecer análises de perfis profissionais mais completas, por exemplo.


Utilize as mídias sociais
Utilizar as mídias sociais a seu favor, é uma das formas que o RH estratégico tem para reforçar os valores e cultura empresarial. Pensando na construção de uma identidade corporativa, com foco na atração e retenção de talentos. Porém esse posicionamento das redes sociais deve ser alinhada com os setores de imprensa e marketing, para que a comunicação seja unificada, garantindo a criação de uma identidade forte e original.


Gostou do conteúdo? Que tal aplicar essas técnicas na sua empresa? Deixe aqui seu comentário e compartilhe conosco sua experiência com RH estratégico!

Gostou? compartilhe!