
Pensar que a realidade virtual se limita apenas ao entretenimento é um erro, a tendência para os próximos anos é que essa tecnologia revolucione o mercado imobiliário. Aos que se renderem a este recurso, terá uma enorme vantagem aos demais concorrentes, se tornando um diferencial competitivo. Já que um dos maiores desafios do segmento é administrar o tempo gasto entre uma visita e outra.
Oferecendo a possibilidade de visitar virtualmente uma quantidade maior de imóveis em um período menor de tempo e consequentemente aumentando a eficácia das vendas e permitindo a interação com muito mais compradores potenciais. Além de fornecer ao cliente uma experiência diferenciada, com imagens muito mais reais do que qualquer folder, catálogo ou maquete. O usuário terá uma impressão sobre o espaço, cores, decoração, movimentação da área, se sentindo verdadeiramente no imóvel.
De acordo com dados da revista Forbes, o uso dessa tecnologia é capaz de permitir que o mercado imobiliário conte uma história inédita, sem exigir grandes investimentos, já que pode ser facilmente integrada às plataformas já existentes.
Listamos 3 opções que o mercado imobiliário pode explorar com a realidade virtual, para aumentar as experiências dos clientes:
1. Visita virtual guiada
Esse método é ótimo para propriedades já construídas, mas inovadora para as quais ainda estão em construção, podendo mostrar projetos inacabados de uma maneira revolucionária. Misturando diferentes recursos de mídia com experiência virtual, como fotos 360°, vídeos e tecnologia 3D, com o intuito de mostrar estruturas ainda em construção, como a cozinha e o quarto, simulando como ficaria a casa se estivesse pronta, mobiliada e decorada.
2. Visitas virtuais interativas
Uma experiência única na vida do cliente, eleva o nível das visitas virtuais, estabelecida através de um aplicativo móvel, sendo muito mais parecida com um jogo do que com um vídeo. A interatividade é estabelecida de acordo com os movimentos do usuário.
3. Comércio virtual
A possibilidade de customizar o imóvel, como nos sites de comercio eletrônico, eleva mais uma vez a experiência do cliente, transformando em um momento único e encantador.
O uso dessa realidade não precisa ser sinônimo de gastos absurdos ou de uma tecnologia inalcançável, muitas empresas no Brasil já são especialistas neste segmento e resumem o uso deste recurso em dispositivos móveis por meio de aplicativos.