SAIBA COMO FAZER UMA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA DE FORMA EFICIENTE

SAIBA COMO FAZER UMA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA DE FORMA EFICIENTE

Você já parou para analisar seu concorrente? Não?! Saiba que essa importante estratégia pode mudar seu negócio! Obter informações relevantes sobre a concorrência, pode ser o empurrão que você precisa para tomar aquela decisão de mudar as estratégias e então melhorar não apenas suas vendas, mas o faturamento e até mesmo te colocar em posição de vantagem no mercado.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para ensinar como fazer uma análise de mercado eficiente.

O primeiro passo é estabelecer o que deseja obter de informação e monte um questionário. Quer saber os diferenciais que os clientes veem no negócio? Coloque perguntas do tipo: O que levou adquirir tal produto da empresa X e não da Y? Esse tipo de pesquisa pode ser realizada por empresas terceirizadas e especializadas. Mas se o foco é gerar o mínimo de custo, peça aos clientes que respondam ou busque informações na internet. Se o que procura é algo mais ‘geral’, analisar o mercado ou até mesmo a empresa pode lhe fornecer informações básicas dos concorrentes, porém essenciais para mudar sua gestão.

Chegou a hora de reunir e analisar os dados! Gráficos podem ajudar sua compreensão. O ideal é utilizar todas as informações para realizar uma análise bem apurada de sua concorrência. Uma dica é não deixar de lado nem as pequenas empresas, pelo contrário, é muito mais fácil ganhar o mercado deles e aumentar seu.

Faça também um estudo sobre o mercado, ele pode ditar seus próximos passos, seja em inovação ou tecnologia, por exemplo. Além de te conduzir para novos produtos, espaços, consumidores ou decidir ‘abandonar’ certas práticas e produtos para evitar que perca dinheiro futuramente. O importante é que a partir dos dados obtidos, você os reverta em atitudes para sua empresa.

Não se esqueça das fraquezas dos concorrentes, elas podem e devem ser exploradas! Porém fique atento, pois elas também podem ser as suas! Por isso, análise também sua empresa, compare com as demais, verifique os pontos positivos, negativos e se você não está repetindo os mesmos erros e como corrigi-los.

Depois de todo esse processo, reunia sua equipe para expor os dados, provavelmente surgirão novas ideias para aprimorar o potencial sua empresa. Apesar de trabalhoso, é indicado realizar a análise 1 vez ao ano, você ficará espantado com os benefícios e resultados alcançados!

Gostou? compartilhe!