
Alguns dizem que criar seu próprio negócio, é como escalar o Everest. Sabemos que os desafios são diários, mas você está preparado para isso? Que tal fazer um check-list antes de se jogar na empreitada?
É isso mesmo o que quer?
Já parou para pensar se os motivos que te levam a desejar a começar sua empresa são os corretos?
Saber qual a razão que te leva a querer criar um negócio é importante e principalmente se está disposto a enfrentar os desafios que estão por vir. Nem todas motivações são iguais, por isso, se pergunte antes se realmente quer ser um empreendedor ou apenas está cansado de trabalhar para seu chefe atual. É importante responder isso, pois se você não estiver preparado psicologicamente e não tiver a persistência de dar continuidade nos planos, será um processo muito desgastante. É necessário ter determinação, além de acreditar no que está prestes a fazer. Afinal, como montar uma startup se nem você acredita na ideia?
Prepare a carteira
Você conhece o ditado: "É preciso gastar dinheiro, para ganhar dinheiro"? Sim, ele é verdadeiro. O que poucos sabem, o quanto é necessário para começar este novo negócio. Imaginamos o lucro, mas esquecemos dos custos. Por isso, tenha um pouco mais do que seria 'suficiente', assim você estará preparado para imprevistos que possam surgir.
Entenda o mercado
Já ouviu falar sobre "oceano azul"? É quando você entra num mercado sem nenhuma concorrência, o sonho de qualquer empreendedor, ainda mais no início. Já o oposto, conhecido também como oceano vermelho, a competição é acirrada, são muitas opções disponíveis para o cliente escolher com qual empresa quer comprar. Mas independente de concorrência, é extremamente importante conhecer o mercado e o público para qual quer oferecer seus serviços e produtos. Inovação é a chave para se destacar e dominar o mercado.
Seja confiante e contagiante
Se existe uma coisa que não pode faltar é confiança, você precisa inspirar as pessoas ao seu redor para conseguir bons resultados. Um dos principais objetivos é fazer com que seu consumidor entenda a importância do seu trabalho e como ele pode mudar e facilitar a vida.