PORQUE TER UM MENTOR?

PORQUE TER UM MENTOR?

Empreender exige conhecimento em assuntos que nem sempre são acessíveis a todas as pessoas. Por isso, encontrar um mentor para dar dicas sobre o mundo dos negócios pode ajudar o empreendedor a ter sucesso.

Se você nunca parou para pensar sobre a importância da mentoria para empresas, então, sugiro que fique atento as dicas de hoje!


Por que você precisa encontrar um mentor?

O exemplo mais singelo de um mentor se apresenta na figura dos professores infantis. Com cuidado, carinho e respeito, esses profissionais orientam a criança na sua descoberta pelo mundo, momento no qual as coisas mais triviais se mostram mágicas. É natural que a criança, sem nenhum treino, cometa erros nesse período. Contudo, a experiência dos professores é suficiente para direcioná-la ao acerto, de modo que suas falhas não sejam determinantes ou traumáticas.


Um indivíduo que deseja empreender também precisa de alguém que mostre o caminho mais seguro. Já que nem sempre terá segurança em seu próprio discernimento para decidir sobre temas importantes. Todavia, é necessário entender que o papel do mentor é o de aconselhar, não o de socorrer ou de decidir. O mentor, assim como a professora infantil, não pode tirar a autonomia do pupilo.


Além do mais, o empreendedor deve compreender que às vezes empreender é uma atividade solitária. Nem sempre ele poderá compartilhar seus problemas com família e amigos. Nem sempre essas pessoas conseguirão compreender as aflições do mundo dos negócios.

Tem muita coisa bacana acontecendo, mas você não sabe


O mundo dos negócios é pulsante e costuma incentivar a troca de ideias entre investidores. Por isso, se você vive em uma cidade de médio porte, não deixe de acompanhar os eventos que ocorrem nas faculdades, associações ou governos. Esses encontros são uma perfeita oportunidade para encontrar um mentor e fazer contatos profissionais e comerciais. Grande parte desses encontros são realizados de forma gratuita, principalmente nas universidades e faculdades.


As redes sociais são um caminho curto para a mentoria

É sensacional como as redes sociais podem aproximar pessoas com ideias em comum. Por isso, liste os empresários que você admira e busque segui-los nas redes sociais. Principalmente àquelas que possuem um perfil mais profissional, como o Twitter e o LinkedIn. Dessa forma você terá acesso à agenda dessas pessoas, sabendo quando estarão próximas à sua cidade para oferecer um curso, por exemplo.


Cursos podem te apresentar a mentores incríveis

Profissionais experientes costumam dedicar parte de sua trajetória à docência. Estudantes inovadores dedicam-se à pesquisa. Por isso, matricular-se em curso, voltado à sua área de interesse, pode ser o melhor caminho para encontrar um mentor. Você poderá contextualizar seus problemas empresariais nos trabalhos do curso, além de ter a oportunidade de repensar suas ações durante às aulas. Você não precisa iniciar uma graduação, mas observe estudos de pequena duração oferecidos na sua cidade.


Colegas empreendedores também podem ser mentores

Todos podemos contribuir com a jornada do outro. Por isso, não restrinja seus mentores às pessoas que já superaram todos os desafios possíveis. Seus colegas empresários podem ajudá-lo com insights interessantes. Uma dica é acompanhar o trabalho da associação de empresários da sua cidade ou bairro. Se você possui um amigo empresário, não deixe de contatá-lo. Em muitos casos, o orgulho pode atrapalhar a ascensão de uma pessoa.


Provavelmente, as empresas vizinhas à sua já passaram por problemas semelhantes aos seus, vale a pena tentar descobrir como elas fizeram para superá-los. Agora que você entendeu a importância de encontrar um mentor, com certeza iniciará sua jornada em busca do conhecimento, não é verdade?

Gostou? compartilhe!