PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - FAÇA O SEU COM UTILIZANDO OS 7 'ES'

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - FAÇA O SEU COM UTILIZANDO OS 7 'ES'

Estamos chegando em 2018 e você já fez o planejamento estratégico da sua empresa? Muitos empresários acabam deixando para ultima hora e quando percebem o ano já está no fim, com a sensação de que o tempo passou rápido demais. O ideal é reunir sua equipe para começar a traçar o planejamento estratégico do próximo ano quando o ultimo trimestre se aproximar. Aproveitando o timing para fazer um balanço do que passou e do que esperam para o ano que está pra chegar. Por isso, depois que o choque de encontrar panetones no supermercado passar, é hora de tomar uma atitude!

Entenda a situação atual do negócio
Não é possível criar um bom planejamento estratégico sem entender onde o negócio está e onde deseja chegar. É vital entender o cenário atual do empreendimento, tanto interno, quanto externo. Avaliando resultados, identificando oportunidades, ameaças e necessidades, todo esse processo facilita a compreensão do que deve ser feito.


Elabore estratégias
Chegou a hora de elaborar as estratégias! Para cada problema ou objetivo, deve existir uma estratégia. Se deseja aumentar suas vendas, treine de seus colaboradores focando no atendimento ao cliente, esse tipo de estratégia melhorar a qualidade dos produtos/serviços, potencializando também sua divulgação.


Estipule prazos
Mais do que definir o que deve ser feito, estipule o tempo para realiza-lo. Não abra mão de elaborar um cronograma com prazos para medir resultados e concluir a estratégia, isso facilita a organização e o controle de todo o processo.


Estabeleça métricas
São as métricas que vão traduzir em números, os resultados de cada ação, permitindo identificar o que deu certo e o que não funcionou tão bem.


Envolva os colaboradores
O planejamento estratégico de um negócio é complexo e precisa ser complexo, já que integra várias áreas. Limitar intensamente a participação nessa elaboração significa aumentar os riscos de que ele não cumpra totalmente o seu papel. Para evitar isso, o ideal é envolvimento dos colaboradores, assim é possível encontrar pontos que não seriam percebidos de outra maneira, o que aumenta a relevância dessa ferramenta.


Explique e comunique o planejamento

Assim que estiver pronto, chegou o momento de apresentar o planejamento para todos os envolvidos e alinhar as expectativas. Quanto mais claras as metas e estratégias, mais fácil conseguir o engajamento.


Esteja pronto para realizar mudanças
Por melhor que seja um planejamento estratégico, ele não é uma ferramenta fixa. O cenário interno ou o externo pode mudar a qualquer momento e de forma imprevista, o que também muda os objetivos do negócio. Baseie-se nos resultados oferecidos pela métrica e em novas análises de cenário. Conforme a necessidade altere o planejamento para que ele se mantenha relevante e útil para o negócio.

Ao adotar essas dicas, você conseguirá obter os melhores resultados, favorecendo o crescimento e fortalecimento da sua empresa. Mas não se esqueça do resultado. Outubro, novembro e dezembro são meses decisivos para quem está com metas em aberto, por isso aproveite o tempo que resta!.

Gostou? compartilhe!