
Uma pesquisa realizada em 2018 pela Women and leadership do Pew Research Center, confirma o que muitos ainda desconfiam: mulheres são boas líderes.
4.587 pessoas que participaram da entrevista e foram questionadas sobre quem era melhor em uma série de traços de liderança, negócio e política. O resultado foi que quando se trata de negócios elas se destacam em 9 vezes, enquanto os homens em 3. Em algumas características essenciais para ser um bom líder, independente gênero, elas também estão na frente.
Para 43% dos entrevistados as mulheres são melhores em criar um ambiente respeitoso e seguro, 30% também acreditam que elas são mais honestas e éticas, e 26% afirmam que líderes do sexo feminino proporcionam remuneração justa e bons benefícios. Também podemos citar sobre a capacidade de um líder conseguir chegar a um acordo, inclusive, abrindo mão de algo para resolver os problemas. Para 42% dos participantes as mulheres também são melhores nisso.
Porém, os próprios criadores da pesquisa, reforçam que infelizmente esses números tendem a ser distorcidos, pela baixa presença feminina no mundo dos negócios em cargos de chefia e alta liderança. São apenas 25 mulheres no comando de empresas da Fortune 500.
Mas onde os homens ficam nesta pesquisa?
Podemos citar as três qualidades em que os homens se classificaram mais alto:
Capacidade de trabalhar melhor sob pressão: eles são melhores para 22%; elas, para 14%; não há diferença por gênero para 64%.
Capacidade de negociar acordos lucrativos: eles se destacam nesse front para 28%; elas se saem melhor para 9%; não há diferença para 63%.
Disposição a assumir riscos: eles são melhores na opinião de 41%; elas é que se destacam, para 8%; e não há diferenças por gênero para 51%.