
As negociações para decidir os futuros do Bitcoin se iniciaram essa semana, marcando a aceitação da moeda digital no mundo de investimentos.
Hoje é possível adquirir Bitcoins comprando unidades em casas de câmbio. Seu valor segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação. Mas afinal em que consiste essa criptomoeda e como ela pode se tornar uma opção de investimento?
O que significa negociar futuros de Bitcoin?
Os contratos de futuros se baseiam em um ativo subjacente (neste caso uma moeda digital), obrigando uma das partes (o comprador), a pagar por algo a um preço pré-acordado, em uma determinada data no futuro. Podendo ser usado para apostar tanto na direção do mercado, quanto para venda a descoberto ou queda de preços.
Quem oferece contratos de futuros?
Três das maiores empresas de câmbio dos EUA irão se envolver na negociação de futuros de Bitcoin. A CBOE iniciou a atividade ontem, a CME irá começar oferecendo a 18 de dezembro e a Nasdaq planeja introduzir a possibilidade de negociação no próximo ano.
A variação imprevisível de preço da moeda contrasta com a calma que atualmente atinge os mercados financeiros, este é justamente o diferencial que abre portas para um novo mundo de possibilidades. Um bom exemplo foi na CBOE. Três dias antes do lançamento das negociações, o preço da Bitcoin aumentou até quase 20.000 dólares, de 16.000 dólares, em apenas 90 minutos.
A valorização da moeda digital acabou atraindo pessoas que nunca foram investidores e que não conhecem o mercado financeiro, simplesmente porque ouviram falar que alguém ganhou muito dinheiro com bitcoins. Porém para investir na criptomoeda mais popular do mundo, é preciso estar disposto a encarar o risco de perder dinheiro, mais até do que em outros investimentos disponíveis no mercado.
“Os bitcoins são um investimento bastante acessível e garantem a inclusão do pequeno investidor, mas é preciso estar ciente dos seus riscos”, destaca o analista de blockchain e moedas criptografadas da XP Investimentos, João Paulo Oliveira.
Do ponto de vista tecnológico, as moedas digitais têm um potencial revolucionário como meio de pagamento e podem impactar o mundo assim como a internet.