
De acordo com um estudo realizado com mais de 15 mil entrevistados pelo International Workplace Group, 83% acreditam que a flexibilidade na jornada de trabalho é um fator determinante pela maioria dos candidatos que buscam uma vaga de emprego e benefício decisivo para permanência dos colaboradores em uma empresa. Essa flexibilidade pode ocorrer de diversas formas: o colaborador controla sua própria jornada e/ou a carga de trabalho, além também da opção de escolher o local em que irá executar suas funções.
O estudo também concluiu que o home office é visto cada vez mais com bons olhos e que 85% dos entrevistados se dizem mais produtivos em uma rotina flexível. CEO da Gogood - empresa de saúde corporativa - Bruno Rodrigues afirma que a relação entre flexibilidade, produtividade e engajamento se dá por meio de uma cultura corporativa de confiança. Ou seja, quando o gestor acredita no seu time e entrega a responsabilidade pela execução de tarefas nas mãos da equipe, sem transferir sua responsabilidade própria de coordenação, ele gera suporte para que o profissional se sinta confiante para crescer.
Sendo assim, o colaborador reconhece suas atividades e sabe que mesmo com a possibilidade de flexibilidade, deverá conquistar suas metas, pois outras pessoas dependem dele. essa relação de confiança gera engajamento e potencializa o sentimento de pertencimento a empresa, onde todos são vistos como iguais.
Outra pesquisa, desta vez realizada por Stanford, a performance pode aumentar em até 13% com o trabalho remoto. Mas é importante se atentar que apesar de tantos benefícios, a empresa precisa se ater ao engajamento do time, já que algumas pessoas podem não se identificar como parte da organização pelo fato de estarem remotas. Uma boa opção é a técnica de gamification com ferramentas que funcionem virtualmente, conectando então o time em torno do mesmo objetivo.
Protagonismo que ganha espaço
Para se adaptar à tendência, a Cheesecake Labs, empresa de consultoria especializada em desenvolvimento web e mobile, criou mecanismos para manter a produtividade e acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Na scale-up, os Cakers, como são chamados os colaboradores, têm direito ao home office sempre que acharem necessário, basta alinhar com seus líderes com 24hs de antecedência. Marcelo Gracietti - CEO da empresa, afirma que segue algumas práticas ágeis de Scrum, que incluem reuniões diárias de aproximadamente 15 minutos entre o time interno e semanais com os parceiros.
Além disso, todo o processo de gerenciamento das atividades são realizadas com o apoio de um sistema. "O home office está entre os benefícios que contribuem para reter talentos e reforçar o sentimento de autonomia. Nós praticamos a cultura do protagonismo na qual cada Caker ganha espaço para se desenvolver dentro da empresa, participando em conjunto inclusive da elaboração da trilha de carreira. Isso motiva a produzirem com mais eficiência", afirma Marcelo.
Sem trânsito, menos estresse
Já na Involves, empresa em Florianópolis que desenvolve software para gestão de trade marketing, os colaboradores podem fazer 16hs semanais em home office. Uma das vantagens que parecem simples, mas faz total diferença para os funcionários, é o fato de não ter que enfrentar o trânsito todos os dias. O que gera menos estresse durante sua locomoção. "Entendemos que ao trabalhar de casa, eles controlam melhor seus horários e assim, conseguem ter maior qualidade de vida", explica Manoela Mees - Analista de projetos da Involves.
A mudança que engaja
No Agendor, plataforma de gestão comercial e CRM, desde o segundo semestre de 2018 a empresa oferece como diferencial para o time de desenvolvimento a possibilidade de trabalhar em home office e com flexibilidade de horários. A liderança procurar criar uma relação de confiança com os colaboradores. Por isso, a o beneficio foi adotado como padrão e a presença no escritório passou a ser acordada entre o próprio time.
A mudança foi uma iniciativa para atrair e engajar os melhores talentos. O RH abandonou as agências de recrutamento e começou a abordar possíveis candidatos a partir do Linkedin e buscando indicações junto aos funcionários. A oferta de horários flexíveis foi considerada um fator decisivo pelos desenvolvedores admitidos. A possibilidade de fazer home office, mas de maneira pontual, também está disponível para outras áreas como marketing e vendas.
Diante de tantas informações e casos de sucesso, podemos ver que a flexibilização do local e carga de trabalho, é um diferencial que contribui para maior produtividade dos colaboradores, uma vez que o ambiente é mais silenciosos e com menor índices de interrupções, o que favorece na concentração. Já pensou em implantar em sua empresa?