
A transição de uma geração para outra está movimentando o mundo dos negócios, criando milhares de chances de empreendedorismo. Oportunidades não faltam com o surgimento da realidade virtual e aumentada, energia sustentável e tantas outras tecnologias que vieram depois da internet e smartphones. Provavelmente daqui alguns anos, pequenos países poderão se tornar superpotências!
É estimado que 14 trilhões de dólares serão gerados a partir da internet das coisas nos próximos 5 anos, o que significa praticamente o PIT de países como os Estados Unidos. A expectativa é que haja uma reviravolta no mercado mundial e os grandes nomes da indústria mudem, dando espaço para pequenas empresas, mas inovadoras.
Antes do boom da internet, as organizações demoravam muito mais tempo para se estabilizarem no mercado. Hoje, as 5 maiores do mundo, não possuem nem 30 anos!
• Apple (fundada em 1976, renasceu na década passada com o iPod)
• Alphabet (dona do Google, fundada em 1999)
• Microsoft (nasceu em 1975, mas em 1990 lançaram seu principal produto, o Windows)
• Amazon (nasceu em 1994)
• Facebook (um adolescente de 2004).
Vale lembrar que apenas 12% das 500 grandes empresas nos Estados Unidos em 1955, fazem parte das 500 maiores empresas de hoje. Isso porque a maioria não passou por um processo de renovação diante de tantos avanços tecnológicos. Como por exemplo a Blacberry, que dominou mais de 50% do mercado americano de celulares, inventou o smartphone, mas errou ao ignorar a tecnologia trazida pelo Iphone. Julgando que o touch-screen não teria êxito, devida a falta de segurança e acabou perdendo mercado até falir.
Nessa corrida, as startups estão na frente em disparada! O mundo está cheio de investidores dispostos a colocar dinheiro em empresas que podem gerar lucro maior que 1 bilhão de dólares. Mas antes de sair distribuindo dinheiro por aí, é preciso entender bem sobre o assunto. Quem financia uma ideia, tem que estudar muito sobre ela para evitar o risco de investir em produtos que não vão render lucro e acabam formando bolhas que podem estourar no futuro.
No brasil, já existem diversas startups que estão mudando a cara da tecnologia. Empresas como a 99 e Nubank, tem grandes chances de despontar no futuro, mas ainda nada tão gigante como o Mercado Livre, OLX e Decolar.com criados por nossos amigos argentinos.
E você, tem uma grande ideia? A hora de tirar do papel é agora, não perca tempo!