
Uma das atividades mais importantes quando se fala em administração de finanças é o planejamento financeiro. É esse planejamento que deve guiar as todas as ações da empresa.
1. Faça uma projeção de receitas e despesas
Antes de mais nada, para iniciar o planejamento financeiro empresarial, analise o histórico de transações de entrada e saída recentes de caixa, a partir disso vai ser possível fazer uma projeção das despesas e receitas no fluxo de caixa. Mais do que isso, reúna documentos e registros que auxiliem no levantamento de dados.
2. Contratar um consultor financeiro é uma saída
Empreendedores iniciantes muitas vezes têm vontade mas falta conhecimento técnico, e essa pode ser uma barreira na administração financeira da empresa, portanto, considerar contratar um consultor para colocar tudo em ordem pode ser uma saída. Esse profissional pode oferecer uma visão mais aprofundada de suas finanças e vai estudar as melhores alternativas de investimento para o crescimento do seu negócio, além disso, você aprende com ele como dar continuidade na gestão.
3. Acompanhe suas movimentações financeiras
Apesar de ser um processo simples, muitos empresários não fazem um registro aprofundado de todas as despesas e receitas de sua empresa. Esse descuido, dá uma visão distorcida das finanças do negócio e dificulta a identificação de problemas, já que não se sabe de onde veio e para onde foi o dinheiro do orçamento empresarial. Use planilhas ou softwares de controle.
4. Identifique os gastos que podem ser cortados
A partir do registro de todas as receitas e despesas de sua empresa, é possível enxergar com clareza de onde vem a maior parte de seus gastos, desse modo, cortar os excessos fica mais fácil.
5. Estude a empresa
Para poder planejar, projetar faturamento, criar metas e mirar investimentos sem conhecer a própria empresa, é impossível. Por isso, analise fatores como tempo no mercado, público alvo, carteira de clientes e faturamento e também os fornecedores. Usar metodologias que ajudem a entender o funcionamento da empresa são uma ótima dica, busque análises como a SWOT, que define forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
6. Faça provisões com diferentes cenários
Por meio das provisões, é possível criar vários cenários, do melhor ao menos favorável. Saber o que pode acontecer caso suas metas não sejam atingidas faz toda diferença no seu planejamento. Crie um cenário otimista com metas ambiciosas, um realista com metas mais possíveis e um pessimista, no qual uma situação adversa pode afetar o desempenho. Dessa forma, você não será pego de surpresa.
7. Estabeleça os objetivos e ações para o futuro
Feito todo o processo de estudo interno da empresa, projeção de cenários, corte de gastos do orçamento e um acompanhamento diário de todas as movimentações financeiras que envolvem o negócio, é hora de analisar onde a sua empresa pode chegar.
• Quais os objetivos da empresa dentro de determinado período?
• Quais as ações serão realizadas?
• Quais funcionários serão responsáveis por cada tarefa?
• Durante quanto tempo serão realizadas as ações até esperar os primeiros resultados?
8. Mensure os resultados
Realizar todos os passos anteriores e deixar tudo no papel, de nada vai adiantar para o seu sucesso financeiro empresarial, mensurar os seus resultados é o que vai abrir seus horizontes sobre a saúde da sua empresa. Acompanhe rigorosamente os seus resultados.